FONTE: PLANO SETORIAL NACIONAL DE DANÇA
Eixo 2 – Da Diversidade (Plano Setorial de Dança / Nacional)
- Reconhecer e valorizar a diversidade.
- Proteger e promover as artes e expressões culturais.
2.1 Criação de política direcionada ao registro e preservação da memória da multifacetada produção artística e cultural da dança no Brasil.
2.2.1 Desenvolver políticas de fomento à pesquisa e registro (orais, sonoros, iconográficos) direcionados à memória da dança, em sua diversidade.(Curto prazo)
2.1.2 Fomentar ações que visem à proteção, conservação, difusão e ampliação de acervos da área da dança, incluindo a adequação de espaços físicos e aquisição de equipamentos. (Curto e médio prazo)
2.1.3 Fomentar a produção e publicação de livros, periódicos, documentários, registros, mídias digitais, bancos de dados, entre outras atividades que contribuam para a difusão da memória. (Médio prazo)
2.1.4 Fomentar a criação de centros de referência e acervos direcionados à preservação, memória, divulgação de pesquisa e informação na área da dança. (Longo prazo / Meta: criação de, pelo menos, um centro de referência em cada região do país.)
2.2 Criação de políticas que incentivem, estruturem e consolidem a conjugação da diversidade cultural e artística.
2.2.1 Incentivar e consolidar programas e projetos, que promovam ações com foco nas questões de gênero, raça, crença, etnia e regionalidades culturais, na especificidade de cada uma delas ou em sua articulação.(Curto prazo)
2.2.2 Propor programas em que as ações específicas do campo da diversidade articulem-se a demandas e propostas de outros setores da dança, em busca da integração de estratégias gerais para toda a área.(Curto prazo)
2.2.3 Incentivar que, dentre programas e projetos já consolidados, estruture-se o trabalho em diversidade, mediante debates, ações pontuais e outras estratégias pertinentes à especificidade de cada iniciativa. (Curto prazo)
2.2.4 Prever recursos e mecanismos de incentivo que contemplem a diversidade da produção artística e cultural da dança do país. (Curto e médio prazo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário