segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba 2016

O Plano Setorial de Dança de Curitiba fará parte do Plano de Cultura de Curitiba, que irá prever as políticas para os próximos dez anos. A importância dele está no fato de ser uma política de Estado elaborado junto com participação civil - seguindo as próprias diretrizes do Sistema Nacional de Cultura. 

Toda pessoa que vive em Curitiba poderá contribuir para o plano, seja praticante ou não de alguma modalidade de dança, pois estamos tratando da cultura dança no sentido mais amplo - incluindo todos envolvidos na cadeia produtiva / expressiva dela.

Vamos participar da elaboração do plano através das reuniões presenciais e de contribuições on-line

Contamos com a colaboração de todos!

Setorial de Dança de Curitiba

Obs: Para maiores informações, favor consultar o blog www.setorialdanca-curitiba.blogspot.com


  DANÇA

160302_Cartaz_1º GT_Estado

domingo, 28 de fevereiro de 2016

EIXO “DO ESTADO” – por Marcella Souza

  • Temática que remete às atribuições do ESTADO enquanto estrutura administrativa pública constante e permanente de garantia de direitos, independente da gestão governamental (política de Estado diferente de política de governo).
  • É necessário que o Estado em primeiro lugar reconheça as diferentes manifestações culturais, para que então aja em prol de sua proteção e de sua promoção, estabelecendo normas concretas de competência da União, Estados e Municípios.
  • Conforme consta da Constituição Federal de 1988, é prerrogativa estatal (dever do Estado enquanto administração pública) financiar atividades culturais que garantam a preservação da diversidade das manifestações da cultura. Link dos Artigos na Constituição: Clicar aqui.
  • É dever do Estado, como direito fundamental e de personalidade, dispor de recursos financeiros no fomento e na implantação de políticas públicas (ações, programas) que venham a incrementar o acesso à criação e à fruição dos bens culturais e o direito à informação, fazendo da cultura o veículo mais eficaz na inclusão social e reforçando-a como um direito fundamental dos indivíduos. Ou seja, o Estado deve se encarregar de regulamentar, estimular, fomentar e viabilizar políticas públicas para a área cultural, adotando ações para implementação efetiva das normas constitucionais de proteção dos direitos culturais.
  • Segundo ensinamentos de Marilena Chauí, cabe ao Estado, “assegurar o direito de acesso às obras culturais produzidas, particularmente o direito de fruí-las, o direito de criar as obras, isto é, produzi-las, e o direito de participar das decisões sobre políticas culturais”.
  • O Estado deve agir diretamente através de suas políticas culturais, mas em muitas situações o fomento vem de maneira indireta, como nas leis de incentivo fiscal, por exemplo. É importante, todavia, que o Estado não adote postura de mero fornecedor de produtos culturais, além de que deve se ter muita atenção para que não ocorram desvios de finalidade e clientelismo (famosa política de balcão).
  • Além de acontecerem dentro de um âmbito interdisciplinar na administração pública, pois dialogam com diversos outros eixos, as políticas culturais devem ser construídas em conjunto com a sociedade.
  • Hoje, o SISTEMA NACIONAL DE CULTURA é a política cultural base do Estado com relação à Cultura. Funciona de forma sistêmica, em que municípios, estados e união devem manter um Plano de Cultura, Fundo para Cultura e Conselhos de Cultura. É aqui que entra a nossa elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba, integrante do Plano Municipal de Cultura. Link do Sistema Nacional de Cultura: http://www.cultura.gov.br/snc.
  • Alguns exemplos práticos da relação Estado Cultura: cargos públicos (reconhecimento e espaço na estrutura da Adm. Pub.), fomento/incentivo, programas de: formação, capacitação, qualificação, preservação de memória e patrimônio, pesquisa, inclusão nas leis de diretrizes orçamentárias, planos plurianuais, etc.

Marcella de Souza,
Bailarina e professora de Danças Árabes (DRT28857), integrante da Cia Flor de Lótus em Curitiba/PR. Advogada atuante na área de Terceiro Setor e Cultura. Especialista em Gestão de Projetos Culturais, pela USP. Produtora Cultural (DRT19059). Membro do Colegiado Nacional de Dança – CNPC/MINC (2015-2017). Cursou Bacharelado e Licenciatura em Dança na Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Coordenadora da Setorial de Dança de Curitiba. Membro do Fórum de Dança de Curitiba. Conselheira Estadual de Cultura do CONSEC (gestão 2012/2014) na cadeira da Dança. Tutora do curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Pesquisadora na área de Direitos Culturais, Políticas Públicas, Dança e Gestão Cultural, com diversas publicações na área.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Reunião do Grupo de Trabalho - Eixo Estado (02 Março 2016)

EVENTO NO FACEBOOK

Data: 02 Março de 2016
Horário: 19h às 21h30 (4ª feira)
Local: Casa Hoffmann (R. Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem)

Pauta: Sugestão e debates sobre o EIXO ESTADO para a elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba. Para facilitar o nosso debate, a Marcella Souza escreveu um resumo sobre o tema, segue o documento: “Resumo EIXO DO ESTADO”.

Convidado: Ulisses Galetto - Doutor em história pela UFPR, com estudos voltados para Políticas Públicas para Artes e Culturas – Audiovisual, é também músico, produtor, compositor, arranjador e sound designer (edição e mixagem) para cinema. (saiba mais sobre Ulisses clicando aqui).

Facilitadoras: Loa Campos e Marcella Souza Carvalho

Aguardamos a presença de todos os agentes culturais.

Abraços.

Setorial de Dança de Curitiba

Ulisses Galetto

Uli03 2Doutor em história pela UFPR, com estudos voltados para Políticas Públicas para Artes e Culturas – Audiovisual, é também músico, produtor, compositor, arranjador e sound designer (edição e mixagem) para cinema. Integra o grupo FATO desde 1994. No cinema, trabalhou como desenhista de som e compositor em dezenas de produções, entre curtas e longas-metragens e séries para a TV.

Ministra cursos de pós-produção de som para cinema e áudio em diversas Instituições públicas e privadas, cursos de graduação e pós graduação (UFPR, UNESPAR, UNIUV, Tuiuti e PUC/PR).

Como palestrante na área de produção cultural e políticas públicas, participou de eventos em várias cidades do Brasil.

Como curador, se destacam as participações no projeto Rumos Musicais 2000/2001, do Itaú Cultural e Palavra Aberta – Brasil Telecom 2007/2008.

Atua desde 1993 na composição de trilhas sonoras para teatro e cinema.

Produz desde 1997 com Grace Torres, o programa Fora do Eixo, dedicado à música independente e veiculado pelas Rádios FM É Paraná (Curitiba), UEL (Londrina) e WebRádio MultiRio – Rio de Janeiro.

AGENDA - Elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba - 2016

REUNIÕES ABERTAS:
  • 24/02 (4ª feira às 19h): + INFO Apresentação da proposta de metodologia e agenda pelos coordenadores setoriais: Loa Campos, Marcella Souza  e Yiuki Doi
  • 02/03 (4ª feira às 19h): + INFO Tema: Eixo Estado (Facilitadoras: Loa Campos e Marcella Souza) Abertura com Ulisses Galetto
  • 09/03 (4ª feira às 19h): + INFO Tema: Eixo Diversidade / Acesso
  • 12/03 (sábado): + INFO Tema: Eixo Desenvolvimento sustentável / Participação social Abertura com Marila Velloso
  • 16/03 (4ª feira às 19h): + INFO
    Envio do documento para consulta pública.

SUGESTÃO ON-LINE:

CONSULTA PÚBLICA

FINALIZAÇÃO DO DOCUMENTO

  • 22/05 (doimingo) - reunião coordenação e fechamento do documento

ENTREGA DO PLANO

  • 24/05 (6ª feira) – entrega do documento para o Conselho Municipal de Cultura (+INFO)
 

Metodologia

REUNIÕES ABERTAS à comunidade em geral

Você pode contribuir para o Plano Setorial de Dança de Curitiba participando das reuniões abertas, confira a nossa agenda abaixo. Também poderá enviar suas contribuições via formulário-online até o dia 15 de Março.

Contamos com a sua participação.

Setorial de Dança de Curitiba

EVENTO NO FACEBOOK
 
DATA
SEM
HR
PAUTA
LOCAL
+ INFO

ATA

24 de Fev
Qua
19h às 21h30
Apresentação e aprovação da metodologia

Documento

02 de Mar
Qua
19h às 21h30
Eixo Estado

Documento

09 de Mar
Qua
19h às 21h
Eixo Diversidade / Acesso
Documento
12 de Mar
Sáb
14h às 16h
Eixo Desenvolvimento Sustentável / Participação Social
---
16 de Mar
Qua
19h às 21h
Fechamento documento para consulta publica.

---


* Casa Hoffmann: R. Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem
* Casa Selvática: R. Nunes Machado, 950 - Rebouças
* UPE - Palacete dos Estudantes: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1157 - São Francisco
 

AGENDA GERAL 

REUNIÕES ABERTAS: 

  • 24/02 (4ª feira às 19h): + INFO Apresentação da proposta de metodologia e agenda pelos coordenadores setoriais: Loa Campos, Marcella Souza  e Yiuki Doi
  • 02/03 (4ª feira às 19h): + INFO Tema: Eixo Estado (Facilitadoras: Loa Campos e Marcella Souza) Abertura com Ulisses Galetto
  • 09/03 (4ª feira às 19h): + INFO Tema: Eixo Diversidade / Acesso
  • 12/03 (sábado): + INFO Tema: Eixo Desenvolvimento sustentável / Participação social Abertura com Marila Velloso
  • 16/03 (4ª feira às 19h): + INFO
    Envio do documento para consulta pública.
  • 09/04 (sábado): + INFO Fechamento do Plano Setorial de Dança
SUGESTÃO ON-LINE: 
CONSULTA PÚBLICA
  • 11/04 a 02/05  - via e-mail
FINALIZAÇÃO DO DOCUMENTO
  • 13/04 (4ª feira) - reunião coordenação e fechamento do documento
ENTREGA DO PLANO
  • 15/04 (sábado) - envio do documento para o conselho municipal de cultura

Quem pode participar?

Toda pessoa que vive em Curitiba poderá contribuir na elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba, seja praticante ou não de alguma modalidade, pois estamos tratando a cultura no entendimento mais amplo.

Dessa maneira, todos os envolvidos na cadeia cultural da dança podem sugerir suas necessidades nos seus bairros:
  • crianças, adolescentes, adultos, terceira idade, etc.
  • danças urbanas, dança do ventre, dança folclórica, dança de salão, balé clássico, etc.
  • praticantes amadores e profissionais
  • pessoa física e jurídica
  • grupos, coletivos, companhia, etc. 
  • professores, pedagogos, artistas, sociólogos, etc.
  • pais, irmãos, tias, etc.

Vamos participar da elaboração do Plano Setorial da Dança através das reuniões presenciais e de contribuições on-line. Contamos com a colaboração de todos! Setorial de Dança de Curitiba






O que é Plano Setorial de Dança de Curitiba?

O Plano Setorial de Dança de Curitiba fará parte do Plano de Cultura de Curitiba, que irá prever as políticas para os próximos dez anos. A importância dele está no fato de ser uma política de Estado elaborado junto com participação civil - seguindo as próprias diretrizes do Sistema Nacional de Cultura.

A elaboração do documento será realizado através de reuniões presenciais e de contribuições on-line. Após essa fase, o documento entrará em consulta pública por três semanas.

A entrega Plano Setorial de Dança para o Conselho Municipal de Cultura de Curitiba está previsto para dia 15 de Abril de 2016.

Contamos com a colaboração de todos.

Setorial de Dança de Curitiba

 
Contato

Coordenadores da Setorial de Dança de Curitiba (2016-2017)

TITULARES:
- Marcella Souza Carvalho: marcella.souza@andersenballao.com.br
- Loana Campos: loaproducoes@gmail.com
- Yiuki Doi: yiuiki.doi@gmail.com
- Lívea Castro: livea_@hotmail.com
- Milzi Helena Digiovanni: mguiz@fcc.curitiba.pr.gov.br
- Rosemeri Rocha: rosemerirocha@gmail.com

SUPLENTES:
- OberDan Piantino: opiantino@gmail.com
- Mariah Spagnolo: mariah.spagnolo@hotmail.com
- Diviane Helena de Oliveira: divianehelena@gmail.com
- Giovanna de Oliveira França: giovannaofranca@gmail.com


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

DICAS E REFERÊNCIAS

  1. PLANO SETORIAL NACIONAL DE DANÇA
    O nosso plano municipal deve estar alinhavado com o Plano Setorial Nacional de Dança, o qual é dividio em cinco eixos. Para facilitar o nosso estudo, postamos eles separadamente no nosso blog:
    Eixo 1 -  Estado
    Eixo 2 – Diversidade
    Eixo 3 – Acesso
    Eixo 4 – Desenvolvimento Sustentável
    Eixo 5 – Participação Social
    Confira o documento do plano na integra clicando aqui. O Plano Setorial Nacional de Dança se encontra na página 261.
  2. SNC - SISTEMA NACIONAL DE CULTURA - Guia de Orientações para os Municípios 
    Leitura para pessoas que buscam compreender melhor o que é SNC.
  3. EIXO ESTADO – resumo explicativo sobre o tema
    por Marcella Souza Carvalho.
  4. O QUE É SETORIAL DE DANÇA DE CURITIBA?
    Postagem sobre a definição e a eleição da Setorial de Dança de Curitiba de Nov/2015
  5. PLANILHA COMPARATIVA DAS DIRETRIZES REFERENTES À DANÇA das últimas Conferência de Cultura Municipal, Estadual e Nacional:





 
 
 

ATA: Conferência Setorial de Dança de Curitiba (24 de Fevereiro de 2016)

Data: 24 de Fevereiro de 2016 (4ª feira das 19h às 21h)
Local: Casa Hoffmann - R. Claudino dos Santos, Nº58, Largo da Ordem, Curitiba
Secretária: Marcella Souza

Aos 24 dias do mês de fevereiro de 2016, reuniram-se na Casa Hoffmann, sito à Rua Claudino dos Santos, nº 58, membros da Comunidade em geral, Autoridades, representantes do Poder Executivo Municipal, para debater sobre a elaboração do Plano Setorial de Dança – componente do Plano Municipal de Cultura de Curitiba. No primeiro momento, Loa Campos realizou a leitura do regimento interno da reunião, tendo sido aprovado por todos os presentes. Yiuki Doi fez a apresentação da coordenação da setorial de dança e seus membros presentes, inclusive membros do Colegiado Nacional Setorial de Dança (Loa Campos e Marcella Souza). O assessor de políticas públicas da Fundação Cultural de Curitiba, Elton, fez a fala inicial apresentando o panorama do município com relação às políticas culturais e marcos regulatórios do Sistema Nacional de Cultura, inclusive descrevendo o processo das últimas três conferências realizadas na cidade. Informou a data da próxima reunião do Conselho Municipal de Políticas Culturais, dia 23 de março, e que terão dez datas para apresentação dos planos setoriais. Informou sobre a importância do Plano Municipal de Cultura e sua tramitação na câmara dos vereadores, e ainda a possibilidade de ser por decreto, para que não haja muitas modificações como o exemplo da recente aprovada Lei do Patrimônio Municipal. Foi realçado também por Loa e Milzi a importância da articulação civil dentro da câmara dos vereadores para aprovação do Plano, inclusive que um vereador se dispôs a acompanhar e apoiar a área da dança. O plano irá prever as políticas para os próximos dez anos, portanto é uma política de Estado, e não de governo. Em seguida, Loa fez a apresentação da proposta de agenda e dinâmica para as próximas reuniões da Setorial de Dança com vistas a elaboração de documento final a ser entregue para a FCC. Yiuki destacou que essa formação da coordenação de Dança foi eleita em dezembro do ano passado, portanto, pouco tempo de organização. Foram apresentadas as datas de quartas feiras e dois sábados, ficando estabelecido quartas feiras na Casa Hoffmann, e, por sugestão dos presentes, as de sábado serão realizadas em locais diferentes, sendo a UPE (09/04) e Selvática (12/03). Loa ressaltou que a elaboração deste Plano Setorial deve estar alinhavada ao Plano Nacional da Dança, que é nosso documento base. Marcella explicou a proposta de metodologia para a elaboração do documento. A proposta abre possibilidade para que qualquer pessoa possa contribuir para a radiografia da dança. A ideia é coleta de diagnóstico da situação atual da classe no município, e dos anseios e problemáticas daqueles que estão participando das reuniões irão trazer, para depois alinhavar à escrita de 10 diretrizes que vão compor o plano setorial de dança de Curitiba. Marcella explicou sobre os eixos do plano nacional de cultura e sobre os itens da cadeia cultural da dança, ambos dispostos em uma tabela/matriz (Anexo A), que servirá como metodologia de construção do documento que conterá as diretrizes. Ressaltou que esses itens são de sugestão dos coordenadores, mas que é aberto para criticas e sugestões. Explicado a tabela/matriz, a Marcella apresentou os tópicos que precisam estar no documento a ser apresentado para a FCC. Elton sugeriu que cada encontro seja pautado já por um tema prévio, para otimizar os trabalhos, e ficou decidido que esses temas serão os eixos do Plano Nacional: Estado, Acesso, Diversidade, Desenvolvimento Sustentável e Participação Social. As reuniões de quartas feiras serão agrupadas conforme tais eixos. Loa e Marcella explicaram sobre as ações de divulgação, incluindo vídeo com o intuito de aumentar a participação dos interessados da área. Por sugestão dos presentes, ficou estabelecido que antes de cada reunião será divulgado um breve resumo do tema a ser debatido, com focos de pesquisa, e, ainda, que cada encontro terá um facilitador para fazer uma fala inicial e situar os presentes quanto ao debate do dia. Os meios de comunicação da setorial permanecerão sendo a Fan Page no Facebook e o Google Docs com possibilidades de comentários de qualquer pessoa interessada. Para o próximo encontro de quarta feira, com tema Estado, as facilitadoras serão Loa e Marcella. Ober Dan destacou que a responsabilidade da Setorial é de todos, e não somente dos coordenadores, que todos precisam também se esforçar na divulgação individual, inclusive de convidar pessoas especialistas em cada um dos temas. Finalizadas as apresentações de agenda e metodologia, os próximos encontros serão para iniciar efetivamente os trabalhos. Elton lembrou que estamos em um período político crucial para mobilização social, inclusive perante vereadores, deputados e etc. Agradecimentos finais e Conferência finalizada com todos os presentes tendo assinado a lista de presenças.

ANEXO A

160224_Anexo A_Conf

LISTA DE PRESENÇA:

160224_Lista de Chamada_Conf. Setorial de Dança

DIVULGAÇÃO

160224_Cartaz_Conf. Setorial de Dança


REGIMENTO INTERNO

CONFERÊNCIA SETORIAL DE DANÇA DE CURITIBA
Curitiba, 24 de fevereiro de 2016 – Casa Hoffmann

Tendo em vista a planejamento, organização e elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba, a Comissão Organizadora da Setorial de Dança propõe o presente Regimento Interno.

Art. 1º. – A Conferência Setorial de Dança de Curitiba destinada a discussão pelos agentes e interessados na cultura da cidade de Curitiba e região, nas esferas públicas e privadas, dos temas relacionados às políticas culturais locais e em sintonia com o Sistema Municipal de Cultura.

Art. 2º. – A Conferência Setorial de Dança de Curitiba será realizada no dia 24 de novembro de 2016, das 19h às 21h, na Casa Hoffmann – Rua Doutor Claudino dos Santos, 58, São Francisco.

Art. 3º. – Possui os seguintes objetivos:

- Promover o debate entre as artistas, produtores, pesquisadores, agentes e interessados na área da Dança de Curitiba e Região, delineando o balanço das atividades realizadas e da gestão dos programas municiais para a área, bem como das necessidades da classe, alinhadas ao Plano Nacional de Dança;

- Elaborar o Plano Setorial de Dança de Curitiba.

Art. 4º. – A Conferência Setorial de Dança será organizada por comissão composta pelos membros do Colegiado Setorial de Dança/CNPC (gestão 2015/2017) e pelos Coordenadores da Setorial de Dança de Curitiba (gestão 2015-2017), que conduzirão os trabalhos da plenária.

Art. 5º. – Os trabalhos da Conferência Setorial de Dança serão divididos nos seguintes momentos:

- Abertura e aprovação do Regimento Interno;

- Contextualização do processo de alteração e implementação da nova Lei de Cultura de Curitiba;

- Apresentação da proposta e metodologia para a elaboração do plano setorial de dança;

- Agendamentos dos grupos de trabalhos;

- Agendamento da próxima Conferência Setorial de Dança;

- Discussões e debates posteriores que forem propostos ou se fizerem necessários;

- Encerramento.

Art. 6º. – A participação na Conferência é facultada a qualquer pessoa maior de 16 anos, interessada em debater questões relativas à política municipal de cultura e ao cotidiano cultural da área da Dança em qualquer das esferas institucionais.

Art. 7º. – Todos os presentes que sejam da área da Dança e assinem a lista de presença terão direito a candidatura, voz e voto. A plenária é composta de todos os participantes que assinarem a lista de presença da Conferência e tenham relação com a área da Dança local.

Art. 8º. – Ao final da Conferência serão anunciadas as deliberações, estratégias e moções aprovadas pela plenária.

Art. 9º. – O relatório final da Conferência será remetido diretamente à Fundação Cultural de Curitiba.

Art. 10º. – Os casos omissos e conflitantes deste Regimento e que porventura surjam durante a realização da Conferência serão deliberados pela Comissão Organizadora com aprovação da plenária.

Curitiba, 24 de fevereiro de 2015.

Setorial de Dança de Curitiba (2016-2017)


Logo Setorial Dança

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

+ Dança na cidade

Qualquer cidadão pode cobrar políticas públicas referente à cultura no seu bairro/cidade.

"Os direitos culturais, diferentemente de direitos sociais, ainda são pouco conhecidos e praticados:
  • Direito à identidade e à diversidade cultural (ou direito ao patrimônio cultural)
  • Direito à participação na vida cultural, que compreende:
    - Direito à livre criação
    - Direito ao livre acesso
    - Direito à livre difusão
    - Direito à livre participação nas decisões de política cultural
  • Direito autoral
  • Direito ao intercâmbio cultural (nacional e internacional)"

    (Plano Nacional de Cultura)

Link dos Artigos na Constituição: Clicar aqui.

Dessa maneira, toda pessoa que vive em Curitiba poderá contribuir na elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba, seja praticante ou não de alguma modalidade. Afinal, estamos tratando da cultura da dança no sentido mais amplo - incluindo todos os envolvidos nessa cadeia produtiva:
  • crianças, adolescentes, adultos, terceira idade, etc.
  • danças urbanas, dança do ventre, dança folclórica, dança de salão, balé clássico, etc.
  • praticantes amadores e profissionais
  • pessoa física e jurídica
  • grupos, coletivos, companhia, etc. 
  • professores, pedagogos, artistas, sociólogos, etc.
  • pais, irmãos, tias, etc.

Estamos fazendo campanha no Facebook para incentivar as pessoas divulgarem e contribuírem com o Plano Setorial de Dança:
 
  DANÇA NA CIDADE
 
Se você não de sente contemplado com os perfis existentes, solicite um perfil com a sua cara clicando aqui ;)
 
 
 
 
 
Atenção com os nossos prazos de contribuições para o Plano Setorial de Dança:
Contamos com a sua participação!
Abraços,
 
Setorial de Dança de Curitiba
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Conferência Setorial de Dança de Curitiba (24 de Fevereiro de 2016)

Local: Casa Hoffmann
Data: 24 de Fevereiro
Horário: 19h às 21h (4ª feira)
Pauta: Metodologia e agenda para a elaboração do Plano Setorial de Dança de Curitiba.

ATA DA REUNIÃO: Confira as decisões dessa conferência!

Segue a planilha comparativa das diretrizes da Conferência de Cultura Municipal, Estadual e Nacional: https://goo.gl/p4mRPC

Aguardamos a presença de todos os agentes culturais.

Abraços.

Setorial de Dança de Curitiba

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Contatos

Coordenadores da Setorial de Dança de Curitiba (2016-2017)

TITULARES:
- Marcella Souza Carvalho: marcella.souza@andersenballao.com.br
- Loana Campos: loaproducoes@gmail.com
- Yiuki Doi: yiuiki.doi@gmail.com
- Lívea Castro: livea_@hotmail.com
- Milzi Helena Digiovanni: mguiz@fcc.curitiba.pr.gov.br
- Rosemeri Rocha: rosemerirocha@gmail.com

SUPLENTES:
- OberDan Piantino: opiantino@gmail.com 
- Mariah Spagnolo: mariah.spagnolo@hotmail.com
- Diviane Helena de Oliveira: divianehelena@gmail.com
- Giovanna de Oliveira França: giovannaofranca@gmail.com

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Loa Campos

Loa Campos

Graduada em bacharelado no Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná em 2009, atua como Produtora Cultural na cidade de Curitiba nas áreas de dança, teatro, música literatura e mais recentemente com cultura digital, desenvolve pesquisa na área de dança e políticas culturais. Atualmente também ministra a disciplina de produção e legislação cultural no curso técnico de artes dramáticas na CENA HUM - Academia de Artes Dramáticas, atuando também em organizações como Fórum de Dança de Curitiba, Frente Acorda Cultura Curitiba e Colegiado Setorial de Dança (2012-2014 e 2015-2017).

Marcella Souza Carvalho

Marcella perfilBailarina e professora de Danças Árabes (DRT28857), integrante da Cia Flor de Lótus em Curitiba/PR. Advogada atuante na área de Terceiro Setor e Cultura. Especialista em Gestão de Projetos Culturais, pela USP. Produtora Cultural (DRT19059). Membro do Colegiado Nacional de Dança – CNPC/MINC (2015-2017). Cursou Bacharelado e Licenciatura em Dança na Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Coordenadora da Setorial de Dança de Curitiba. Membro do Fórum de Dança de Curitiba. Conselheira Estadual de Cultura do CONSEC (gestão 2012/2014) na cadeira da Dança. Tutora do curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Pesquisadora na área de Direitos Culturais, Políticas Públicas, Dança e Gestão Cultural, com diversas publicações na área.